O Ministério de
Profeta
TEXTO
ÁUREO
E a uns pôs
Deus na igreja, primeiramente, apóstolos, em segundo lugar, profetas, em
terceiro, doutores, depois, milagres, depois, dons de curar, socorros,
governos, variedades de línguas"
(1 Co 12.28).
VERDADE
PRÁTICA
O ministério de
profeta é fundamental para a Igreja de Cristo nos dias atuais.
HINOS SUGERIDOS 141, 215,
438
LEITURA DIÁRIA
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Segunda - At 3.22
Jesus - o
profeta prometido
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S
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Terça - At 11.27
Profetas na igreja
primitiva
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T
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Quarta - Lc 11.49
Profetas
enviados por Deus
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Q
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Quinta - 1 Co 14.3
O ministério do
profeta
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Q
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Sexta - 1 Ts 5.20
Não despreze as
profecias
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S
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Sábado - Ap 3.22
O Espírito fala
às igrejas
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S
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1 Coríntios 12.27-29;
Efésios
4.11-13.
INTERAÇÃO
O ministério de profeta é um dom de
Deus para a igreja atual. O profeta é chamado para falar segundo o coração do
Pai. Nem sempre sua mensagem é aceita. No Antigo Testamento alguns sofreram
perseguições terríveis por trazer aos israelitas a mensagem divina.
Em o Novo Testamento os profetas não
perderam a preeminência. Eles, juntamente com os apóstolos, eram as colunas da Igreja. Atualmente, temos a
Bíblia, a profecia maior, porém o Senhor continua a levantar e a usar seus
porta-vozes para revelar a sua mensagem
ao seu povo
|
Após esta aula, o
aluno deverá estar apto a:
Descrever a função do profeta no Antigo Testamento.
Compreender o ofício do profeta em o Novo Testamento.
Discernir o verdadeiro do falso profeta.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Prezado professor, para introduzir o terceiro
tópico da lição reproduza na lousa a seguinte afirmação: "De todos os
dons espirituais, um dos que mais devemos desejar é seguramente o de
discernimento. Nós ouvimos muitas vozes e não podemos seguir todas elas
(Gilbert Kirby) [por outro lado] a palavra de Deus ensina que a nossa razão é
parte da imagem divina na qual Deus nos criou" (Cristianismo
Equilibrado, CPAD, pp.12,22). Após a leitura, discuta com os alunos sobre o
texto ora lido. Em seguida, à luz de Mateus
7.15-20, argumente sobre a necessidade de identificarmos a figura
do falso profeta e não deixarmos enganar por ele.
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A lição
desta semana versa sobre o dom ministerial de profeta. Estudaremos alguns
aspectos deste dom à luz da Bíblia, mas também considerando o contexto
histórico e cultural do Antigo e do Novo Testamento. O ministério de profeta é
altamente importante para os nossos dias, pois de acordo com o ensino dos
apóstolos, tal ministério tem um valor excelso para a igreja de qualquer tempo
e lugar.
1.
Conceito. O profeta do Antigo Testamento era a
pessoa incumbida para falar em nome de Deus. O Altíssimo fazia dele o seu
porta-voz, um embaixador que representava os interesses do reino divino na
Terra. Quando Deus levantava um profeta, designava-o a falar para toda a nação
israelita, e até mesmo a povos ou nações estranhas (Jr 1.5). Ao longo de toda a
história veterotestamentária o Senhor levantou homens e mulheres para
profetizarem em seu nome: Samuel, o último dos juízes e o primeiro dos profetas
para a nação de Israel (1 Sm 3.19,20), Elias e Eliseu (1 Rs 18.18-46; 2
Rs 2.1-25), a profetisa Hulda (2 Rs
22.14-20) e muitos outros, como os profetas literários Isaías,
Jeremias e Daniel.
2. O
ofício. Através da inspiração divina o profeta
recebia uma revelação que desvendava o oculto, anunciava juízos, emitia
conselhos e advertências divinas. Expressões como "veio a mim a palavra do
Senhor" e "assim diz o Senhor" eram fórmulas usuais para o
profeta começar a mensagem divina (Jr 1.4;
Is 45.1). Símbolos e visões também
eram formas de Deus falar através dos profetas ao seu povo (Jr 31.28; Dn
7.1). Num primeiro momento, o profeta exercia um importante papel de
conselheiro no palácio real (Natã, cf. 2 Sm 12.1;
1 Rs 1.8,10,11). Contudo, após a divisão do reino de
Israel, o profeta passou a ser perseguido, pois sua profecia confrontava diretamente
a prepotência da nobreza, a dissimulação dos sacerdotes e a injustiça social (Jr 1.18,19;
5.30,31;
Is 58.1-12).
3. O
profetismo. De acordo com o Dicionário Teológico
(CPAD), o profetismo foi um movimento que surgiu no período aproximado do
século VIII a.C. tanto em Israel quanto em Judá. O objetivo desse movimento era
"restaurar o monoteísmo hebreu", "combater a idolatria",
"denunciar as injustiças sociais", "proclamar o Dia do
Senhor" e "reavivar a esperança messiânica". Foi nesse tempo que
os verdadeiros profetas em Israel foram cruelmente surrados, presos e mortos.
SINOPSE
DO TÓPICO (1)
Os profetas do
Antigo Testamento falavam em nome de Deus, em primeiro lugar para a nação de
Israel, em segundo, para povos estranhos
1. A
importância do termo "profeta" em o Novo Testamento. Como já vimos, em Efésios 4.11
são mencionados cinco ministérios que exerciam papéis fundamentais na liderança
da Igreja Antiga: apóstolo, profeta, evangelista, pastor e doutor. Não por acaso,
o termo "profeta" aparece na segunda posição da lista apresentada em 1 Coríntios 12.28; Efésios
4.11. O profeta é identificado três vezes na epístola aos Efésios
como alguém que acompanhava os apóstolos (2.20;
3.5; 4.11).
A Bíblia afirma que os "concidadãos dos Santos e da família de Deus estão
edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas [...]" (Ef 2.19,20).
Aqui, a Bíblia denota a importância do ministério de profeta na liderança da
Igreja do primeiro século.
2. O ofício
do profeta neo-testamentário. Seu ministério no
Novo Testamento não consistia em predizer o futuro, adivinhar o presente ou
ficar fora de si. Não! De acordo com o Comentário Bíblico Pentecostal Novo
Testamento, o profeta neotestamentário era dotado por Deus para receber e
mediar diretamente a Palavra do Altíssimo. Apesar de ele algumas vezes predizer
o futuro, conforme instrui-nos a Bíblia de Estudo Pentecostal, seu ofício
consiste em proclamar e interpretar a Palavra de Deus, por vocação divina, com
vistas à admoestação, exortação, ânimo, consolação e edificação da igreja (At 3.12-26; 1
Co 14.3). "Era dever do profeta do NT, assim como para o do AT,
desmascarar o pecado, proclamar a justiça, advertir do juízo vindouro e
combater o mundanismo e frieza espiritual entre o povo de Deus (Lc 1.14-17)". Por causa da mensagem de
justiça que o profeta apresenta em tempos de apostasia e confusão espiritual,
inclusive na igreja, não há outro jeito: ele fatalmente será rejeitado e
perseguido por muitos.
3. O
objetivo do dom ministerial de profeta. A função
do profeta do Novo Testamento é apresentada por Paulo no mesmo bloco de
versículos em que ele menciona os cinco ministérios em Efésios (4.11-16). Ou seja, o profeta é chamado por
Deus a levar a igreja de Cristo a uma plena maturidade cristã, pois como um
organismo vivo, a Igreja, o Corpo de Cristo, deve desenvolver-se para a
edificação em amor (v.16). Para que
tal seja uma realidade, os profetas do Senhor devem desempenhar suas funções,
capacitados e dirigidos pelo Espírito Santo.
SINOPSE
DO TÓPICO (2)
Os profetas em o
Novo Testamento desempenhavam um importante papel de liderança nas igrejas
locais.
1.
Simplicidade x arrogância. Duas
características do verdadeiro profeta são a simplicidade e o amor. Ainda que a
Palavra seja de juízo, o coração do profeta transborda de amor e a sua conduta
simples demonstra a quem ele está servindo: o Deus de amor. Lembremo-nos de
Jeremias (38.14-27), Oseias (8.12) e do próprio Senhor Jesus (Mt 23.37). Já o falso profeta só pensa em si,
em seu status e benefícios. Profetiza objetivando a autopromoção. Ele mente,
ilude e engana. Lembremo-nos de Hananias, o profeta mentiroso que enfrentou
Jeremias (Jr 28.10-12).
2. Pelos
frutos os conhecereis. Uma advertência
séria de Jesus para os seus discípulos foi acerca da precaução com os falsos
profetas. Como reconhecê-los? Jesus disse que os reconheceríamos "pelos
seus frutos" (Mt 7.15,20), pois o resultado, ou "fruto",
do que o profeta "diz" e "faz", revela o seu caráter. Logo
você conhecerá de onde procede a "árvore" (o profeta). Lembre-se de
que não devemos diferençar o verdadeiro profeta do falso pela
"performance" ou pelo "espetáculo", mas pelos frutos que
eles produzem.
3. Ainda
sobre o falso profeta. Apesar de o falso
profeta ser arrogante e iníquo, ele fala com grande eloquência, e isso basta
para que ele seja tido como verdadeiro. Na obra Assim Diz o Senhor? (CPAD),
John Bevere diz que falsos profetas "são aqueles que ministram em nome de
Jesus nas nossas igrejas e conferências, os que partem o coração dos justos, [e
que] embora o ministério seja apresentado em nome de Jesus, não é desempenhado
pelo seu Espírito". Não tenha medo! Na autoridade do Espírito de Deus,
"acautele-se" dos falsos profetas. Seja prudente! O Espírito Santo
mediante o Evangelho te fará discernir a procedência desses enganadores. Não se
deixe conduzir por eles!
Uma das formas de
reconhecer o falso profeta é identificar a sua arrogância e a podridão dos seus
frutos.
Acabamos de estudar
o exercício do ministério de profeta no Antigo e no Novo Testamento. Vimos que
tal ministério, juntamente com o dos apóstolos, era um dos pilares na liderança
da Igreja do primeiro século (Ef 2.20).
Apesar de ao longo da história da igreja o ministério de profeta ter perdido
preeminência, sabemos o quanto ele é importante para a vida espiritual da
Igreja de Cristo. O profeta do Senhor, com autoridade e sabedoria divina deve
desmascarar as injustiças, o falso profetismo e primar pela edificação da
Igreja do Senhor Jesus. Que Deus levante os legítimos profetas!
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio
Teológico
"Os
verdadeiros Profetas e os Falsos Profetas (7.15-23).
O Evangelho de
Mateus torna o fruto dos profetas a verdadeira prova de tais ministérios. O
caráter é essencial. O evangelista comenta muitas vezes o tema de árvores
boas e ruins e seus frutos; seu interesse em produzir justiça o compele a
repetir o tema. João Batista fala que a impenitência dos fariseus e saduceus
é como árvores ruins (cf. Mt 3.8-12).
Em Mateus 12.33,35 Jesus une a acusação dos fariseus (de que
Ele faz o bem pelo poder do mal) com dar maus frutos e a chama de blasfêmia
contra o Espírito Santo. [...] Em algumas comunidades a prova para as
profecias lidava com a negação protognóstica da carne de Jesus Cristo (1 Jo
4.1-3) ou com o espírito de legalismo (Gl 1.8,9). Aqui Mateus identifica que o fruto do
erro é o antinomismo, chamando estas pessoas de : 'Vós que praticais a
iniquidade' (Mt 7.23). Mesmo que
eles [os profetas] façam milagres, a doutrina e o estilo de vida são os
critérios para discernimento" (STRONSTAD, Roger; ARRINGTON, French L.
(Eds.) Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Vol. 1. 4.ed. Rio de
Janeiro: CPAD, 2009, pp.61-62).
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Performance: Atuação,
desempenho, representação.
Protognóstica: Relativo à época
de origem do gnosticismo. Possivelmente, entre o século I e II d.C.
Antinomismo: Relativo ao que é
contra a lei; oposição a lei. No sentido de não aceitar que exista de fato uma
norma geral.
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
STRONSTAD, Roger; ARRINGTON, French L. (Eds.) Comentário Bíblico
Pentecostal Novo Testamento. Vol. 1: Mateus a Atos. 4.ed. Rio de
Janeiro: CPAD, 2009.
MENZIES, William W.; HORTON, Stanley M. Doutrinas Bíblicas: Os
Fundamentos da Nossa Fé. 5.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005.
SAIBA MAIS
Revista Ensinador Cristão CPAD
nº58. p.39.
EXERCÍCIOS
1. De acordo com a lição, defina o conceito de
profeta no Antigo Testamento.
R. O profeta do Antigo Testamento era a
pessoa encarregada de falar em nome de Deus.
2. O que foi o
profetismo?
R. O profetismo foi um movimento que
surgiu no período aproximado de VIII a.C. tanto em Israel quanto em Judá
3. Quais são os cinco ministérios mencionados
em Efésios 4.11?
R. Apóstolos, Profetas, Evangelistas,
Pastores e Doutores.
4. Em que consistia o ofício de profeta no Novo
Testamento?
R. Seu ofício consiste em proclamar e
interpretar a Palavra de Deus, por vocação divina, com vistas à admoestação,
exortação, ânimo, consolação e edificação da igreja.
5.
Cite duas características do verdadeiro profeta.
R. A simplicidade e o amor.
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